terça-feira, 9 de março de 2010

Afinal o que é Rock'n'Roll?

Toda catedral é populista
É pop
É macumba prá turista
Mas afinal?
O que é Rock'n'roll?
Os óculos do John
Ou o olhar do Paul?




Já tem alguns dias que esse trecho de música não sai mais da cabeça...
Talvez seja apenas porque tenho me questionado muito sobre isso, talvez porque tudo esteja tão diferente daquilo que eu conhecia que já não sei mais o que, passei um tempo tentando descobrir como passar isso pra um texto razoavelmente decente, até que deu nisso...

Acredito cegamente que sim, o rock virou pop, mas não é recente. Foi uma mutação que levou um certo processo, um tempo de aceitação e adaptação por partes de bandas e público, claro. É só começar a pensar, qual foi a última banda de rock mesmo que surgiu??? Se forçar a memória, talvez as últimas tenham surgido no fim dos anos 70 ainda, bandas tipo Van Halen, Whitesnake, Iron Maiden, só pra pegar como exemplos, por que??? Porque são representantes da última fase em que o Rock, era Rock, era contestação, era protesto, era um punk mais trabalhado em suas harmonias, basicamente.

Mas eis que chegam os anos 80 o Rock'n"Roll sobreviveu em sua ardua luta contra a febre da era "disco", mal imaginava que era o começo do "hip hop", "break", a febre pop alçada por Michael Jackson e Madonna... vejam bem, não estou criticando ou desmerecendo o trabalho de ambos, mas apenas fazendo uma analogia entre estilos.
Ok, vamos pegar o que surgiu no cenário do rock nos anos 80?
Goo Goo Dolls, Hoodoo Gurus, INXS, Bon Jovi, Guns'n'Roses, Midnight Oil, The Smiths e milhares de outras boas bandas... mas com um detalhe... não era aquele rock em estado bruto que os mais velhos conheceram uma década atrás, mas sim, um rock pop, muito mais aceito, cativante, até mesmo, mais dançante...
E por que isso??? Por que essa mudança???
Claro que há quem responda apenas dizendo "evolução", mas eu não acredito nisso.
É claro que existe uma eterna guerra simbólica entre o rock e os demais estilos que vem e vão tentando roubar um pedaço daquele público que vez ou outra sente falta de algo novo, diferente, então a solução foi popularizar o rock.

É óbvio que certas coisas nunca mudaram.
O rock sempre foi considerado não apenas um estilo, mas uma atitude de quem o ouve, e isso, não mudou, seus representantes nunca deixaram os bares, ou as noites tão bem representadas por baladas com ótimas músicas, resgatando o rock seja de qual época for...
Mesmo com a popularização do rock, cantada pelos Engenheiros do Hawaii, ainda há quem diga que não, que o rock é rock o pop é pop e que são 2 vertentes opostas e diferentes.

Ainda assim, acho que não.
Principalmente nos dias de hoje.
Qual banda é que faz apenas rock, rock'n'roll mesmo???
Ouvi até muitas pessoas dizendo que sim, tinha sim e que eram os The Killers, The Vines e The Libertines, mas não acho não, por mais que eles façam ótimas músicas, que saibam tocar muito bem, inclusive várias músicas que gosto, não dá pra negar que o rock deles é pop.
Assim como todas as outras milhares de bandas de todos os cantos do mundo que surgiram nos meados dos anos 80 aos dias de hoje.

Mas há uma coisa nisso tudo em que ainda acredito.
Com o passar do tempo tudo foi catalogado demais. É indie, emo, hard, metal... cara, pra que tudo isso??? Não são todos estilos da mesma vertente... é simplesmente rock... muito mais simples... apesar que agora até sertanejo tem diversas divisões, mas enfim... o que quero dizer, pra finalizar, é que não vejo o porque de tantas categorias, subcategorias, cara, a maioria das bandas tocam é rock mesmo, não me importa a categoria, desde que eu goste, porque música quando é boa é pra ser apreciada. Simples assim.
Afinal o que é Rock'n'Roll?
Os óculos do John
Ou o olhar do Paul?

2 comentários:

  1. Esse é aquele tipo de assunto q dá muito pano pra manga e em q todo mundo tá certo e todo mundo tá errado. Isso pq a coisa toda vai além de uma simples classificação, como vc disse todo mundo eleva isso a um nível de estilo de vida e encara tudo não como uma simples termologia.
    E de qq forma, essa é sempre uma fonte ilimitada de brisa hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro, quanto tempo amiga ^^ saudades. Vais me ver quando eu estiver aí em Sampa mes que vem? Espero que sim :3

    E Rafa, como vc vai torcer agora, Alemanha e Inglaterra juntas, hauhuahua... vai ser dificil escolher :P
    Falta pouco maninho, logo logo eu chego aí \O/

    ResponderExcluir