terça-feira, 27 de setembro de 2011

O lixo da NASA é o 2º Diabo



Quando eu estava escrevendo o Esquizofrenias (livro que ainda precisa de uma editora) eu assisti tudo quanto foi documentário e li tudo sobre astronomia que me apareceu pela frente. E no meio de todo este material sobre astronomia eis que me surge uma teoria que diz que o mito do Diabo teve origem quando um meteoro caiu na Terra.

E se você parar pra pensar vai ver que essa teoria tem até certa coerência: quando um meteoro atinge a atmosfera terrestre ele entra em combustão devido ao atrito causado pela grande velocidade, daí a coisa toda de ser um anjo de luz vindo do céu e caindo na Terra; e é raro um meteoro chegar ao solo com tamanho superior a um grão de areia, mas pode acontecer, e quando acontece o impacto de um corpo celeste caindo em alta velocidade nunca trás alegria e paz, e provavelmente deste fato se original a ideia de um ser personificando o mal e distribuindo caos e destruição por onde passa. Daí até o meteoro virar um ser com rosto humano, rabo pontiagudo, chifres e vermelho (!?) a fofoca mais mal contatada de todos os tempos percorreu um longo caminho.

Vendo as notícias sobre o satélite desativado da NASA que caiu no mar semana passada eu lembrei dessa história. E então me perguntei: já que Brasília é a fonte de inferno dos brasileiros, não seria justo um satélite de 6 toneladas (uma espécie de 2º Diabo) cair sobre o Plenário?


Claro, está é uma ideia idiota. A suspeita (já que a NASA não sabe nem determinar exatamente o local onde o lixo dela caiu) é que o satélite se despedaçou ao entrar na atmosfera, então o estrago não seria muito grande. E as chances são sempre maiores de um troço desses cair numa área desabitada ou no mar – até hoje não se tem registro de ninguém que morreu por ter sido atingido por um satélite ou outro lixo espacial que caiu do céu.

Mas, em todo caso, fica aí a dica para o próximo satélite que a gravidade resolver trazer de volta pra casa (principalmente para o alemão de 1,6 toneladas que está previsto para novembro): que tal você fazer uma visita para o nosso amigo Tiririca?

2 comentários:

  1. visita p/ o tiririca não sei não... eu concordo q deveria cair no planalto de preferencia de quarta pq aí sim os caras tão lá...

    ResponderExcluir