quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

13 videoclipes inspirados em filmes


AVISO:

(Só para o post de hoje não ficar sem AVISO) O número 13 no título do post não tem qualquer significado além de dizer que abaixo segue uma lista com 13 clipes inspirados em filmes.



Dr. Fantástico + Muse
Se você prestar atenção na letra de Time Is Running Out vai perceber que ela serve tanto como uma canção de amor (um amor meio doente e viciado, mas tudo bem) como pode ser interpretada como uma música sobre um holocausto nuclear.
Holocausto nuclear (ou a tentativa de evitar um – ênfase para o “tentativa”) também é o tema de Dr. Fantástico, filme de 1964 e um dos melhores trabalhos do Stanley Kubrick.
Reza a lenta que o diretor do clipe chegou para a banda com a idéia de misturar o filme do Kubrick com mulher seminuas dançando. E o resultado foi esse aí.



Corra, Lola corra + Yellowcard
Se não fosse pelas fileiras de freiras (fala rápido três vezes “pelas fileiras de freiras”) que atrapalham a fuga de Ryan Key eu nem teria notado que o clipe de Ocean Avenue é inspirado em Corra, Lola Corra.
No filme alemão de 1998, Lola recebe um telefonema de seu namorado que acabou de perder uma pequena fortuna que transportava numa espécie de teste para provar que um bando de criminosos podia confiar nele, desesperado ele conta a ela que tem 20 minutos para recuperar o dinheiro e é aí que a correria começa. Já no clipe, o vocalista corre, corre e corre para recuperar um maleta e fugir da própria banda.
Corre, Ryan corre.



O Iluminado + 30 Seconds to Mars
Outro filme do Kubrick que “virou” clipe.
De 1980, O Iluminado conta a história de um cara contratado para ser vigia de um hotel durante o inverno. Ele arrasta a família para o meio do nada e fica lá isolado tomando conta do hotel, com o passar do tempo o isolamento faz com que ele desenvolva um desejo assassino de exterminar a própria família e seu filho desenvolve uma carie (um amiguinho) que fala dentro de sua boca.
Para The Kill ser um remake de O Iluminado só faltou o Jared Leto descendo o machado na porta do banheiro, colocando a cara no rombo aberto a machadadas e imitando a careta do Jack Nicholson.
  

Moulin Rouge + The Killers
O filme de Baz Luhrmann que levou quase dois anos para ser filme e que custou a Nicole Kidman uma costela quebrada e o rompimento do menisco foi o primeiro musical em 23 anos a ser indicado para o Oscar de melhor filme (e é um dos poucos musicais que eu tolero).
No clipe de Mr. Brightside o The Killers fizeram sua versão de Moulin Rouge – O Amor em Vermelho sem a costela quebrada e o menisco rompido.





Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças + Stars
Eu não conheço ninguém que não tenha gostado de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, então acho meio desnecessário ficar falando muito sobre o filme.
E pra falar a verdade, eu nem conhecia a música Your ex-Lover is Dead, acabei esbarrando nela quando fui pesquisar para o post. No vídeo a banda Stars revive uma das cenas de Joel e Clementine e a letra de Your ex-Lover is Dead parece contar a história de alguém que teve suas lembranças removidas como no tratamento que aparece no filme.




8 ½ + REM
De 1963, Oito e Meio de Federico Fellini começa com um sonho do personagem principal, o cineasta Guido Anselmi. Neste sonho Guido está preso em um engarrafamento, um carro quase colado no outro, de repente o carro começa a se encher de fumaça e Guido tem que sair do carro pela janela, com todas as outras pessoas presas no engarrafamento assistindo sua luta para não se asfixiar.
O REM pegou este enigmático sonho do Guido (ou seria do Fellini?) e transformou no clipe de Everybody Hurts.



Juventude Transviada + Paula Abdul
Antes da Paula Abdul virar jurada do American Idol e antes do Keanu Reeves vestir o sobretudo em Matrix ou usar gatos como passaporte para o inferno em Constantine, alguém decidiu que a música “Rush, Rush” tinha tudo a ver com o filme Juventude Transviada, de 1955 e com o James Dean no papel principal.
O resultado foi essa joça aí.





Um Corpo Que Cai + Faith No More
Imagine uma versão musical e um pouco mais bem humorada do filme de Hitchcock e você tem o clipe de Last Cup of Sorrow.






Os Homens Preferem as Loiras + Madonna
Sabe aquela música "Diamons Are A Girl’s Best Friend" que Nicole Kidman canta em Moulin Rouge? Marilyn Monroe cantou na comédia Os Homens Preferem as Loiras, de 1953. E mais do que servir de inspiração a cena é quase reproduzida com exatidão no clipe de Material Girl da Madonna.






A Fantástica Fábrica de Chocolate + Marilyn Manson
Mudando de Marilyn (não pude evitar o trocadilho idiota).
Marilyn Manson não habita os sonhos das crianças como a Fantástica Fábrica de Chocolate habita os sonhos dos chocólatras mirins desde 1971 (na verdade ele está mais propenso a habitar pesadelos), mas no clipe de Dope Hat ele vestiu o chapéu de Willy Wonka e saiu distribuindo doces para as criancinhas (do jeito dele, é claro).






Laranja Mecânica + Blur
Kubrick de novo.
Seja no visual ou na atitude, Alex Delarge já inspirou muita gente. 
Com os caras do Blur não foi diferente. No clipe de The Universal eles resolveram aderir ao visual dos drugues e foram à leiteria tomar um moloko.






Viagem à Lua + The Smashing Pumpkins
Para buscar inspiração para o clipe de Tonight Tonight  o povo do Smashing Pumpkins cavou fundo até topar com o curta de 1902 do Georges Méliès Viagem à Lua.
No curta (e no clipe) uma expedição parte rumo a Lua e encontra por lá seres não muito amistosos.




Yellow Submarine + Kesha
Provavelmente se um beatlemaniaco ler isso aqui vai torcer o nariz diante desta associação.
Bom, eu não tenho nada a ver com isso. Foi a própria Kesha que em uma entrevista disse que a parte de animação do clipe Your Love is My Drug foi inspirada no filme de 1968.






Fonte:

3 comentários:

  1. Muiiiiiiiiiito legal o post, vou ver esses clipes de outro jeito agora =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu nem imaginava isso, adorei saber !
    Sem contar que alguns clipes são ótimos.

    www.theatrevidos.blogspot.com :)

    ResponderExcluir
  3. e pela 1ª vez to vendo qm é a kesha... até hj eu nunca tinha visto...
    acho q de tudo q vc contou, só sabia do smashing pumpkins, de resto, nunca nem imaginei... fora q vc conhece mais filmes do q se pode imaginar...
    tbm nunca vi o corra lolla, corra, mas agora por causa do clip do yc, fiquei curioso...
    amanhã vou postar um texto aqui, já consegui destravar o cérebro e escrever no meu... rs

    ResponderExcluir